A 22 de Maio de 1987, o Valecambrense deslocou-se a casa do vizinho CDC Macieira de Cambra na penúltima jornada de um campeonato que foi disputado até à última jornada (os 3 primeiros classificados ficaram separados por 2 pontos no final do campeonato!).
Num derby com lotação esgotada, o Valecambrense venceu por 4-0 e manteve a esperança de conseguir o título ....
... que viria a confirmar na última jornada quando recebeu e venceu o Arouca por 3-0 num estádio das Dairas a "rebentar pelas costuras" (in Golos com História de Jorge Coutinho).
Lembro-me bem destes dois jogos e desta época.
Foi sofrida até ao fim e até no último jogo contra o Arouca, ainda na primeira parte, com o resultado em 0-0 o Arouca teve uma grande com o seu avançado isolado a atirar ao poste. Lembro-me que nesse momento, no estádio das Dairas ouviu-se como um suspiro coletivo de alívio de toda a gente que ali estava!! :)
Nesta época lembro-me também do célebre jogo em Carregosa quando o árbitro decidiu ser protagonista e os adeptos do Valecambrense invadiram o campo fazendo com que todos os jogos da segunda volta (excepto o jogo contra o Arouca) fossem disputados em casa emprestada.